quinta-feira, 8 de abril de 2010

O que possivelmente ocorreu em Niterói! Área abriga lixo há 50 anos e acúmulo de gases pode ter provocado desmoronamento!

Autoridades consideram explosão para
desabamento no Morro do Bumba
Área abriga lixo há 50 anos e acúmulo de gases pode ter provocado desmoronamento;

Há 50 anos funcionava ali um aterro sanitário, é uma área muito instável, em que inclusive exala gás metano, que é inflamável. Acho que essa chuva intensa, sendo um aterro, contribuiu para que houvesse uma tragédia dessa proporção – disse o secretário de Trânsito e Transporte de Niterói, José Roberto Mocarzel, em entrevista à rádio CBN.

O coronel Adir Soares de Souza, que coordena o trabalho dos bombeiros no local, afirmou que moradores relataram um barulho antes do deslizamento, o que vai de encontro às suspeitas de que uma explosão tenha causado a tragédia. O secretário de Saúde de Niterói, Alkamir Issa, também levantou a mesma possibilidade.

O local não é tão íngreme. Há essa possibilidade de explosão em decorrência desse lixão aqui existente, por um fogão ligado ou alguma outra coisa.

O número de casas atingidas pelo deslizamento ainda apresenta variações. O secretário de Saúde e Defesa Civil do Rio, Sérgio Côrtes, afirmou que de 30 a 50 residências possam ter sido arrastadas pela terra, enquanto Alkamir Issa declarou que o número pode chegar a 70 casas. Cerca de 150 homens trabalham no resgate e as famílias desabrigadas estão sendo encaminhadas a duas escolas e uma igreja do município.

José Roberto Mocarzel acrescentou que o período de chuvas em Niterói é o maior da história, superando o ano de 1966.

Nenhum comentário:

Postar um comentário