terça-feira, 29 de junho de 2010

Fortalecida, Alex ruma em direção à costa do Golfo do México.

A tempestade tropical Alex continua ganhando força sobre as águas quentes do Golfo do México e nas próximas 24 horas deverá se transformar no primeiro furacão de 2010 na bacia do Atlântico Norte.

Às 06h00 BRT, o Centro Nacional de Furacões dos EUA, NHC, informou que a tormenta se encontrava sobre as coordenadas 21.7 N e 91.9 W, aproximadamente a 650 km a este-sudeste de La Pesca, no México e 735 km a sudeste de Brownsville, no Texas.

Enquanto se movimento no interior do golfo do México, o sistema continua ganhando força e no momento do boletim já apresentava ventos sustentados de 110 km/h e fortes rajadas. Segundo o NHC, a força de Alexa deverá se intensificar nas próximas horas e seus ventos deverão atingir intensidade de furacão categoria 1 na escala Saffir-Simpson, que vai até 5.

Ventos com intensidade de tempestade tropical se estendem a mais de 165 km desde o seu centro. A pressão barométrica medida por aviões caça-furacão é de 984 hPa (hectopascais).



Neste momento, Alex se desloca em sentido norte-noroeste a 13 km/h e uma mudança no sentido oeste é esperada para as próximas 24 horas. Mantendo essa dinâmica, Alex deverá atingir a costa oeste do Golfo do México na próxima quinta-feira, próximo à fronteira méxico-americana.

Apesar de não tão organizado, Alex é um grande sistema de baixa pressão e já provocou a morte de 10 pessoas na América Central e na península de Yucatán.

De acordo com o NHC, a tempestade deverá passar à longa distância da mancha de petróleo no interior do Golfo do México, mas empresas petrolíferas que atuam na região começaram os preparativos de para remoção dos trabalhadores que atuam nas plataformas localizadas na rota da tempestade.