domingo, 12 de junho de 2011

Blocos Economicos!


Blocos Econômicos: Falar sobre os Blocos Econômicos mundiais é extremamente interessante. Caso você, meu caro leitor, tenha profundo interesse por geopolítica, seremos grandes e bons amigos, pois este assunto me interessa em muitos aspectos. Primeiramente, este será assunto de minha faculdade, Relações Internacionais, segundo, é bom ter noção de onde estamos, a favor de que e de quem estamos assim como é bom sabermos como estamos sendo vistos pelo resto deste gigantesco mundo.

Primeiramente entenda que blocos econômicos são associações feitas entre os países que visam estabelecer certas relações comerciais entre si, sabendo que estas relações costumam ter caráter privilegiado em relação aos demais países. Estes privilégios costumam ser a redução ou extinção detaxas alfandegárias entre os membros pertencentes, também exercem uma política de negociação conjunto com os demais países para barateamento de mercadorias, o que acaba por elevar a competitividade das nações do bloco. A eliminação de barreiras para a circulação de pessoas, de capitais e de serviços tem sido a grande meta de todos os blocos existentes.

É claro que a união de diversas nações não acontece de uma hora para a outra. Uma simples uniãomal pensada pode acabar gerando um desequilíbrio econômico gigantesco para os demais países, sendo assim, existem alguns estágios de integração, que vão acontecendo com o passar do tempo. Vamos agora conhecer quais são estes passos:

Zona de livre comércio: Neste primeiro estágio os países buscam reduzir e até mesmo eliminar astaxas alfandegárias para as importações de mercadorias que são produzidas dentro da área de acordo.

União aduaneira: Agora, após passarem pelo primeiro estágio, estes países deverão entrar em acordo em relação a política tarifária, para que esta seja comum em relação aos produtos que são importados de fora da área do acordo ao qual faz parte.

Mercado Comum: Aqui não existe mais restrição aos fatores de produção, ou seja, a partir deste momento podem transitar livremente capital e trabalho, bem como os bens, trabalhadores e pessoas.