quinta-feira, 8 de abril de 2010

Lorotas e mais Lorotas!

Secretários falam sobre causa e solução
após deslizamento em Niterói
Côrtes lamenta “hipocrisia”, enquanto Mocarzel quer programa habitacional

Secretários do Rio de Janeiro analisaram as causas e as possíveis soluções para que deslizamentos como o do Morro do Bumba, em Niterói, ocorrido na noite desta quarta-feira (7), não voltem a ocorrer. Representando o Governo carioca no local do desabamento de acerca de 70 casas, o secretário estadual de Saúde e Defesa Civil, Sérgio Côrtes, lamentou a “hipocrisia” com que se trata o problema da ocupação habitacional desordenada.


- Todo o trabalho de ocupação do solo é de competência do município. Mesmo antes de começarem os deslizamentos as prefeituras são orientadas a identificar as áreas de risco. É um problema grande, são décadas de ocupação ilegal, e temos que parar com a hipocrisia e o preconceito em usar a palavra remoção, ela tem que ocorrer para que evitemos esse tipo de desastre – disse Côrtes, em entrevista à rádio CBN.

- No país inteiro isso ocorre todos os anos, mas a ocupação ilegal não se resolve rapidamente. Temos que resolver, trabalhar forte para que não fiquemos apenas com esses momentos de dor. O trabalho tem que ser ininterrupto, com todos retirando as ocupações e evitando o aparecimento de novas – acrescentou.

O secretário estadual do Governo Sérgio Cabral também disparou contra traficantes, milícias e políticos “inescrupulosos”, possíveis culpados, segundo ele, pela tragédia no Morro do Bumba.

- Eles dão condições para as construções dessas “casinhas”, depois vem mais um, outro sem eguida, e a prefeitura ainda é pressionada a dar acessibilidade e serviço para moradias que não poderiam existir. O governador sugeriu acabarmos com essa hipocrisia, mas falaram que seria como separar árabes de judeus. Não tem nada disso, temos é que evitar que desastres como esse aconteçam – completou Côrtes.

Vítima diz que mãe foi salvar neta e foi soterrada.

Chega a 148 o número de mortos pelas chuvas
Já o secretário de Trânsito e Transporte de Niterói, José Roberto Mocarzel, afirmou que o problema pode ser resolvido com uma política habitacional séria, apoiada e desenvolvida em conjunto com o Governo Federal. Segundo ele, a cidade de Niterói quer construir inicialmente 2 mil casas, como parte do programa “Minha Casa, Minha Vida”.

- O crescimento da região metropolitana tem sido muito acentuado nos últimos anos. Por isso estamos desenvolvendo este projeto com o Governo Federal para construir 2 mil unidades, dobrando e triplicando este número a curto prazo. A solução de moradia, no entender da Prefeitura, seria esse programa. Com R$ 50 mensais, um trabalhador poderia ter uma moradia estável e digna. Faremos todo o esforço para colocar o programa em prática.

Para os trabalhos emergências de resgate e assistência aos desabrigados, Mocarzel espera a compreensão do Governo Federal e o envio de recursos o mais rápido possível. Sem a burocracia já esperada pelas autoridades municipais.

- O prefeito decretou estado de emergência, mas devido a esse acontecimento (no Morro do Bumba), acredito que possa ser decretado o estado de calamidade pública. Definimos ações eficazes nas reuniões de hoje (quarta-feira) e esperamos desenvolvê-las sem burocracia. Antigamente as verbas vinham de forma mais fácil, mas hoje não, são muitos papéis, muitos dados a serem preenchidos. Esperamos agilidade no socorro aos que precisam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário