sexta-feira, 24 de junho de 2011

Quais são as notícias que podem ser temas de questões da prova do Enem 2011? Professores respondem.

RIO - Você já deve estar até cansado de ouvir dos seus professores: no ano do vestibular, é preciso acompanhar o noticiário, seja em jornais, revistas, televisão ou internet. E eles estão certos. Segundo a professora de língua portuguesa do Liceu Franco-Brasileiro Teresa Cruz, o Enem é uma prova que exige do aluno bastante interpretação de textos, gráficos, tabelas e charges. Logo, quanto mais o estudante estiver por dentro do que está rolando no Brasil e no mundo, mais facilidade terá para identificar o que está sendo pedido em cada questão. Conversamos com professores e fizemos uma lista dos temas mais quentes do momento. Agora, é meter a cara e estudar!

CHUVAS NA SERRA: - As chuvas que castigaram a região serrana do Rio no verão podem aparecer no Enem. Segundo o professor de geografia Maurício Novaes, do CEL, a prova privilegia temas ligados à urbanização e ao meio ambiente. O impacto da ocupação desordenada de encostas e a erosão do solo estão ligados à tragédia.

COPA E OLIMPÍADAS: - Ninguém fala de outra coisa: qual será o legado da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016? O tema pode estar presente em diversas disciplinas. Na matemática, de acordo com o coordenador do pH Luís Felipe Abad, cálculos de geometria plana, como a área de um estádio, ou volume, para saber a quantidade de cimento a ser usada em uma obra, podem ser exigidos. Para Novaes, na geografia é possível tratar de investimentos em infraestrutura nas cidades-sede da Copa, crescimento do turismo e necessidade de qualificação de mão de obra para os eventos.

ACIDENTE NUCLEAR: - O terremoto no Japão e a consequente tragédia na usina de Fukushima comoveram o mundo e têm chance de cair no exame. Na parte de Ciências Naturais e suas Tecnologias, a abordagem deve envolver o que provocou o acidente e as medidas tomadas para minimizar a tragédia, assim como os efeitos da radiação e a contaminação da água e do solo. Até mesmo em história o assunto pode estar presente, principalmente relacionado à Segunda Guerra Mundial, durante a qual os Estados Unidos jogaram duas bombas atômicas nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, e ao poder de recuperação japonês após os ataques.

MEIO AMBIENTE: - No ano que vem será realizada no Rio de Janeiro a conferência sobre o clima Rio 20. Nela, serão discutidas novas metas de redução de emissão de gases causadores do efeito estufa, entre outras medidas. Além disso, o Código Florestal, aprovado na Câmara dos Deputados e em discussão no Senado, provoca polêmica com suas propostas de mudança na legislação para crimes ambientais, exploração em áreas de preservação permanente, entre outras. Os dois temas podem ser abordados nos âmbitos da química, da biologia e da geografia. Questões sobre energias limpas, combustíveis renováveis, créditos de carbono e também os ciclos da natureza podem aparecer.

MUNDO ÁRABE: - Este ano, o mundo viu explodirem diversas revoltas nos países árabes, no norte da África e no Oriente Médio. O professor de história Ulisses Martins, do Colégio Notre Dame Recreio, diz que esses eventos podem ser ponto de partida para a cobrança de conteúdos relacionados ao imperialismo, influência americana na região, regimes totalitários e até mesmo disputas ligadas à religião. O assassinato do líder da al-Qaeda Osama Bin Laden pelos EUA pode trazer também perguntas sobre terrorismo e as guerras do Iraque e do Afeganistão.

VULCÃO CHILENO: - Um vulcão no Chile provocou a maior confusão na América do Sul, com reflexos até na Austrália e na Nova Zelândia. Na química, questões relacionadas à composição do magma, os gases emitidos e os impactos disso no solo e nos sistemas hídricos podem cair. O vulcão também pode ser o gancho para falar de fenômenos naturais também na parte de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

DITADURA MILITAR: - A eleição da presidente Dilma Rousseff, uma ex-militante de esquerda que viveu na clandestinidade e foi presa durante a ditadura militar, gerou grande expectativa, principalmente em relação à abertura de arquivos do período. Somado a isso, há grande mobilização pela aprovação do fim do sigilo secreto de documentos do governo e a criação de uma comissão da verdade para investigar os crimes ocorridos naquela época. Ou seja, assunto quente e atual.

ANO DA QUÍMICA: - Em 2011 são comemorados o Ano Internacional da Química, os 100 anos de Marie Curie, pioneira nas pesquisas sobre radioatividade, e também os 100 anos do modelo atômico de Rutherford. Olho vivo nesses temas.

CENSO 2010: - O Enem adora um gráfico e uma tabela. Com os dados do último censo divulgados no início do ano, é bem provável que haja questões ligadas à população, com uso desses recursos.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Plano de aula - Cartografia Escolar

Plano de Aula

Seqüência didática

Objetivos

  • Reconhecer a função social e histórica dos mapas
  • Comparar a linguagem dos mapas com base em sua historia e das conquistas técnicas que levaram a uma maior qualidade e precisão.
  • Ler e interpretar um mapa antigo.

Conteúdos

  • Historia da Cartografia
  • Função dos Mapas

Anos: 6° e 7°.

Tempo estimado: 4 aulas

Material necessário

Vídeo e texto sobre historia dos mapas, computador e projetor ou retroprojetor, cartolina,lápis de cor,tesoura,cola, mapas disponíveis nos sites – cartografiahistorica.usp.br e bndigital.bn.br.

Desenvolvimento.

1 – Etapa

Leia o texto sobre a historia dos mapas, e em seguida, exiba o vídeo sugerido.Proponha que os alunos acompanhem a leitura e a projeção, fazendo anotações de suas duvidas e pontos que gostariam de destacar.Interrompa a leitura ou o vídeo quando julgar necessário para comentar o conteúdo.Converse com eles sobre o que chamou a atenção e sobre o que gostariam de saber mais.

2 – Etapa

Amplie a discussão, comentando as características dos mapas produzidos em diferentes épocas.Como eles apresentavam a idéia de mundo em cada período? Comente que os mapas refletem as concepções de mundo de diversas culturas, em tempos diferentes. A produção cartográfica foi guiada por interesses econômicos e militares, por metas políticas e imposições religiosas e também as navegações. Não deixe de salientar que a seqüência de mapas apresentados no vídeo e no texto não resume toda a historia da cartografia. A fim de sistematizar o que viram, os alunos vão construir uma linha cronológica. Eles podem trabalhar em pequenos grupos.Indique sites de pesquisa e peça que levem para aula seguinte mapas antigos devidamente identificados para colarem na linha cronológica.Com base no material trazido, decidam juntos as datas, os mapas e as legendas que podem ser colocados na linha.

3 – Etapa

Peça que cada grupo fixe no quadro na paredes as linhas que constituíram, para comparar uma as outras, conversando sobre o que é semelhante e diferente entre elas.è importante perceberem o que marca os mapas de um período a outro.

Por exemplo: o que pode ter interferido na forma dos mapas, no uso de paralelos e meridianos, na decisão sobre o que ficaria no centro ou nas extremidades do mapa, na inclusão de áreas da Terra e de detalhes no interior dos continentes e nos oceanos e em seu nome?

O que mudou de uma época para a outra na representação da escala, das coordenadas geográficas, dos rios,montanhas, povoados etc.?

O que isso pode indicar quanto as idéias de mundo de cada época?

Em seguida, pergunte como a atividade os ajudou a pensar sobre como eram os mapas no passado e o que foi preciso inventar para a produção dos mapas atuais.

4 – Etapa

Nesta etapa, os alunos irão comparar mapas antigos com atuais.Existem muitos mapas históricos disponíveis..Escolha aquele que for mais adequado ao tema em estudo sobre a geografia e a historia do Brasil.Considere também a qualidade para a reprodução pois todos devem ter uma copia.Entregue uma copia para os alunos e oriente – os a observar os detalhes: o titulo, o contorno do continente, o traçado dos rios e as elevações, a indicação da escala e etc.Pode se pedir que construam uma legenda para o mapa.

Ao fim, organize uma roda de conversa para discutir o trabalho realizado. O que aprenderam com essa atividade? Que duvidas ainda permanecem?Que gostariam de saber mais? Os estudantes poderão anotar suas conclusões e produzir uma dissertação sobre a importância dos mapas em diferentes épocas.


Link do video - abr.io/video-cartografia

site- cartografiahistorica.usp.br