segunda-feira, 6 de junho de 2011

Artigo - Prof° Gustavo Marafiotti - Uma Breve Critica a Cidadania

Gustavo Marafiotti

Geografia – Faculdade de Educação São Luis

Uma Breve Critica a Cidadania.

Cidadania (do latim,civitas, "cidade") é o conjunto de direitos e deveres ao qual um indivíduo está sujeito em relação à sociedade em que vive.

O conceito de cidadania sempre esteve fortemente "ligado" à noção de direitos, especialmente os direitos políticos, que permitem ao indivíduo intervir na direção dos negócios públicos do Estado, participando de modo direto ou indireto na formação do governo e na sua administração, seja ao votar (direto), seja ao concorrer a um cargo público (indireto). No entanto, dentro de uma democracia, a própria definição de Direito, pressupõe a contrapartida de deveres, uma vez que em uma coletividade os direitos de um indivíduo são garantidos a partir do cumprimento dos deveres dos demais componentes da sociedade. Cidadania, direitos e deveres.

Pois bem começamos falando sobre o que é cidadania, e se não estou enganado em algum parágrafo diz “intervir na direção dos negócios públicos do Estado”, como o documentário nos mostrou muito bem, não é o que esta acontecendo é cada vez maior o numero de pessoas indo a urna compradas, mas quando digo compradas, estas não tem o mínimo necessário para subsistência assim fica fácil de conseguir com que o cidadão não exerça seu papel corretamente.

A educação no Brasil é um dos principais pontos fortes para o elevado índice no IDH, mas ai vem a pergunta como assim se a educação esta péssima, a situação de escolas onde não a infra-estrutura nenhuma, faltando desde o espaço físico, incentivos, ate a segurança para professores, diretores e alunos, mais isso vai muito alem dos muros da escola, pois isso vai muito alem dos muros da escola, pois se analisarmos Escolas Estaduais de diferentes estados veremos muitas diferenças, como no caso do Nordeste Brasileiro a situação é precária, mas uma coisa me intriga o estado da o Bolsa Escola para família para que o aluno freqüente, mas por outro lado não da a infra-estrutura que a escola necessita para receber aquele aluno.No caso de São Paulo vemos a violência ultrapassar todas as fronteiras entrando e saindo das escolas. Mudança já vimos antes acontece sempre, mas e a solução, esta eu nunca vi.A realidade vivida pelo aluno fora da escola influencia muito suas atitudes, então quando pensamos numa solução não seria somente na Educação mais sim em toda política publica da sociedade. Porque as faculdades Publicas e Estaduais são as melhores e o ensino básico, fundamental e médio são os piores?! Eis que fica a pergunta. As escolas particulares muito solicitadas pela minoria, por outro lado acaba muitas vezes sufocando os alunos, pois a pressão para passar em uma faculdade Publica Estadual é muito grande causando assim stress pela rotina diária. Dizem que o mal do século será a rotina. Concluindo fica a questão qual será a solução para uma educação melhor, pois somente através dela formaremos cidadões capazes de exercer a Cidadania.