terça-feira, 21 de junho de 2011

Plano de aula - Cartografia Escolar

Plano de Aula

Seqüência didática

Objetivos

  • Reconhecer a função social e histórica dos mapas
  • Comparar a linguagem dos mapas com base em sua historia e das conquistas técnicas que levaram a uma maior qualidade e precisão.
  • Ler e interpretar um mapa antigo.

Conteúdos

  • Historia da Cartografia
  • Função dos Mapas

Anos: 6° e 7°.

Tempo estimado: 4 aulas

Material necessário

Vídeo e texto sobre historia dos mapas, computador e projetor ou retroprojetor, cartolina,lápis de cor,tesoura,cola, mapas disponíveis nos sites – cartografiahistorica.usp.br e bndigital.bn.br.

Desenvolvimento.

1 – Etapa

Leia o texto sobre a historia dos mapas, e em seguida, exiba o vídeo sugerido.Proponha que os alunos acompanhem a leitura e a projeção, fazendo anotações de suas duvidas e pontos que gostariam de destacar.Interrompa a leitura ou o vídeo quando julgar necessário para comentar o conteúdo.Converse com eles sobre o que chamou a atenção e sobre o que gostariam de saber mais.

2 – Etapa

Amplie a discussão, comentando as características dos mapas produzidos em diferentes épocas.Como eles apresentavam a idéia de mundo em cada período? Comente que os mapas refletem as concepções de mundo de diversas culturas, em tempos diferentes. A produção cartográfica foi guiada por interesses econômicos e militares, por metas políticas e imposições religiosas e também as navegações. Não deixe de salientar que a seqüência de mapas apresentados no vídeo e no texto não resume toda a historia da cartografia. A fim de sistematizar o que viram, os alunos vão construir uma linha cronológica. Eles podem trabalhar em pequenos grupos.Indique sites de pesquisa e peça que levem para aula seguinte mapas antigos devidamente identificados para colarem na linha cronológica.Com base no material trazido, decidam juntos as datas, os mapas e as legendas que podem ser colocados na linha.

3 – Etapa

Peça que cada grupo fixe no quadro na paredes as linhas que constituíram, para comparar uma as outras, conversando sobre o que é semelhante e diferente entre elas.è importante perceberem o que marca os mapas de um período a outro.

Por exemplo: o que pode ter interferido na forma dos mapas, no uso de paralelos e meridianos, na decisão sobre o que ficaria no centro ou nas extremidades do mapa, na inclusão de áreas da Terra e de detalhes no interior dos continentes e nos oceanos e em seu nome?

O que mudou de uma época para a outra na representação da escala, das coordenadas geográficas, dos rios,montanhas, povoados etc.?

O que isso pode indicar quanto as idéias de mundo de cada época?

Em seguida, pergunte como a atividade os ajudou a pensar sobre como eram os mapas no passado e o que foi preciso inventar para a produção dos mapas atuais.

4 – Etapa

Nesta etapa, os alunos irão comparar mapas antigos com atuais.Existem muitos mapas históricos disponíveis..Escolha aquele que for mais adequado ao tema em estudo sobre a geografia e a historia do Brasil.Considere também a qualidade para a reprodução pois todos devem ter uma copia.Entregue uma copia para os alunos e oriente – os a observar os detalhes: o titulo, o contorno do continente, o traçado dos rios e as elevações, a indicação da escala e etc.Pode se pedir que construam uma legenda para o mapa.

Ao fim, organize uma roda de conversa para discutir o trabalho realizado. O que aprenderam com essa atividade? Que duvidas ainda permanecem?Que gostariam de saber mais? Os estudantes poderão anotar suas conclusões e produzir uma dissertação sobre a importância dos mapas em diferentes épocas.


Link do video - abr.io/video-cartografia

site- cartografiahistorica.usp.br

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