![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgXd4nXOASgojWpi_14Fmq20RzH9OWWwJwJKa1mI8_ditmU7zhqJYSFsX8LYC_Uy7hL9sFZf8FrU98awNJx0q4ZW1vHEDax_cBpjRTzVESk0-gyDv3xHXJ2duW9_I4eQwscFN0RKDgIySQs/s400/267809main_fay_high_08-22-2008.jpg)
Furacões, ciclones e tormentas
Introdução
O meio físico da Terra é, potencialmente, uma fonte latente de risco para praticamente todas as formas de vida e em particular para o ser humano. Isto é, a humanidade vive submetida aos fenômenos naturais que são causa de inquietude, de prejuízos graves e de grandes catástrofes. Os fenômenos de origem meteorológica, como furacões e tormentas, são os desastres naturais mais freqüentes e prejudiciais, acima dos terremotos ou erupções vulcânicas. De fato, os ciclones tropicais são a maior fonte de danos, seguidos pelas inundações provocadas pelas chuvas fortes de outros tipos.
Cabe destacar que os cientistas supõem que as Mudanças Climáticas ocasionam, nas últimas décadas, o aumento em magnitude e freqüência das catástrofes naturais causadas pelos fenômenos meteorológicos. Isto dificultou a previsão e prevenção de catástrofes, apesar dos avanços tecnológicos, como satélites e estações meteorológicas com equipamentos especializados.
Fenômenos meteorológicos
Um ciclone é uma área de baixa pressão, com a pressão mais baixa no centro. Ou seja, por efeito da rotação da Terra, na área de um ciclone o ar se move ao redor do núcleo de menor pressão (no sentido dos ponteiros de relógio no hemisfério sul, e em direção contrária no hemisfério norte), o que favorece o desenvolvimento de nebulosidade e, em geral, de condições de mal tempo. De fato, os ciclones são formados por ventos tropicais que avançam a grande velocidade em forma de espiral e formam um extenso redemoinho. Quando o ciclone toca a terra firme, começa a dissipar-se. Entretanto, ao chegar à costa pode causar danos e provocar inundações. Um ciclone tropical, por exemplo, define-se como um ciclone que se desenvolve sobre águas tropicais e subtropicais e que tem uma circulação em superfície organizada e bem definida.
Furacão é o nome dos ciclones tropicais do mar caribenho, Atlântico Norte, Golfo do México e ao leste do Pacífico Norte. Seus ventos sustentados são superiores aos 119km/hora (75 mph ou 65 nós). Enquanto que um tufão é o nome dado aos furacões no mar da China e no noroeste do Pacífico. De acordo com a velocidade dos ventos, os furacões passam pelas seguintes etapas:
• Onda tropical: nasce como uma faixa de nebulosidade de 250 km de largura que desliza de Leste a Oeste a 20 km/h.
• Depressão tropical: a onda consegue uma circulação ao redor de um centro, com ventos de cerca de 38 mph ou 65 km/h.
• Tormenta tropical: ventos maiores que 65 km/h ao redor de um centro.
• Furacão: a velocidade do vento supera os 119 km/h e chega além de 250 km/h, com uma ondulação de grande altura.
Uma tormenta é um fenômeno consistente em uma ou várias descargas bruscas de eletricidade atmosférica, manifestado por um brilho luminoso (relâmpago) e por um ruído estrondoso (trovão). Uma tormenta tropical é um ciclone tropical de núcleo quente e
fortes precipitações, onde o vento em superfície máximo medido (média de um minuto) tem uma intensidade de 63-117 km/hora (39-73 milhas/hora ou 34-63 nós. Com ventos com velocidades superiores a 119 km/hora, a tormenta é considerada um furacão).
Para medir a intensidade da força do vento desses fenômenos meteorológicos existe a escala de Beaufort, baseada na intensidade atual dos furacões (utilizado na América do Norte, Caribe, América Central e no norte da América do Sul).
Força
Descrição
Velocidade (Km/h)
Efeitos
0
Calma
0
Fumaça em ascensão vertical
1
Brisa
1+
Desvio lento da fumaça
2
Pouco fraco
6+
Sussurro de folhas
3
Fraco
12+
Movimento de galhos
4
Sereno moderado
20+
Levantamento de pó
5
Pouco fresco
30+
Movimento de árvores pequenas
6
Fresco
40+
Balanço de galhos grandes
7
Muito fresco
51+
Balanço de árvores: dificuldade para andar
8
Duro
62+
Rompimento de galhos: dificuldade para caminhar
9
Muito duro
75+
Elevação de telas dos telhados
10
Temporal
88+
Arranca árvores e danos em edificações
1
Tempestade
102+
Danos mayores
12
Furacão
119+
Devastação geral
Existem outros fenômenos meteorológicos, como a tromba marinha, uma tormenta giratória pequena sobre os oceanos ou águas interiores, que ocasionalmente se movem terra adentro. E o tornado ou mesociclone, uma forte tormenta de pequeno diâmetro com ventos rotatórios de grande poder destruidor. De fato, é o fenômeno meteorológico natural mais violento que geralmente ocorre pela terra adentro, ainda que também se apresente na parte dianteira da periferia dos furacões.
Formação de tormentas, furacões e ciclones
A temporada de furacões, que ocorre no oceano Atlântico e no mar do Caribe de junho a novembro. Durante o inverno do hemisfério norte, de dezembro a maio, as áreas polares, continentais e as águas estão muito frias, o que permite que não haja a evaporação suficiente para a formação de nuvens ou tormentas. Por outro lado, de junho a novembro, o movimento aparente do Sol se dirige para o norte. Devido ao calor e a umidade, durante seis meses formam-se depressões, tormentas e furacões. Anualmente são produzidas aproximadamente 5 ou 7 tormentas de diferentes intensidades, diretamente proporcionais à quantidade de ondas tropicais formadas no Caribe. Uma temporada de furacões acima da média apresenta em geral 11 tormentas, das quais cerca de 7 se convertem em furacões e aproximadamente 3 se classificam como furacões de grande intensidade (com ventos acima dos 175 km/h).
Nenhum comentário:
Postar um comentário